0198 - Revivendo o Passado (2)
Posted by: valera in Untagged on
Fev 25, 2010
Necrópole do Colégio de Santo Antão-o-Novo, Rua do Instituto Bacteriológico, Lisboa
No decorrer do acompanhamento arqueológico para a EPAL , em 2005, na Rua do Instituto Bacteriológico identificaram-se contextos funerários preservados na área de afectação da obra, tendo-se preconizado a escavação integral desses contextos na área a afectar (51,50 m²).

Os resultados da escavação arqueológica e da pesquisa bibliográfica indicam que a zona intervencionada se reporta à necrópole do Colégio Jesuíta de Santo Antão-o-Novo, fornecendo dados importantes para a caracterização de uma parcela específica da população de Lisboa nos Séculos XVII-XVIII.
Identificaram-se 138 enterramentos, na sua quase totalidade pertencentes ao sexo masculino, no entanto, não correspondem a esqueletos completos, reportando-se muitas vezes simplesmente à parte distal dos membros inferiores ou ao crânio e vértebras cervicais. Destacam-se as seguintes excepções: as presenças de uma mulher, de um recém-nascido (não se encontram associados) e de um indivíduo não europeu levantam questões para as quais apenas podem ser colocadas hipóteses. Ainda assim, estes elementos funcionam como indicadores de uma complexidade social mais abrangente, que excede o âmbito da estrutura eclesiástica/ colegial que funcionou neste espaço.

A análise preliminar dos materiais recolhidos na escavação arqueológica da Rua do Instituto Bacteriológico permite verificar a escassez de espólio associado aos enterramentos. A maioria da componente artefactual é proveniente de depósitos cuja formação ocorreu num período em que o espaço já não era utilizado como necrópole, inviabilizando que sejam atribuídas datações. Existem três moedas e apenas duas delas se encontram associadas a enterramentos. O restante espólio nestas condições é muito escasso, resumindo-se a objectos metálicos, alfinetes e um possível anel, e apenas num caso se identificaram contas, provavelmente de rosário.

(a informação aqui apresentada foi recolhida do "Relatório Final dos Trabalhos Arqueológicos daRua do Instituto Bacteriológico - Necrópole do Colégio de Santo Antão-o-Novo", Iola Filipe, Era-Arqueologia, 2005)
Estes trabalhos foram apresentados em:
Filipe, I. & Figueiredo, A., "A necrópole do Convento de Santana (Lisboa): Intervenção de emergência no âmbito da renovação da rede da Epal", no Colóquio Era 5 (2006).
Filipe, I. & Godinho, R., "Dinâmica cultural na Lisboa do Período Moderno: contributo da intervenção arqueológica/ antropológica na necrópole do Colégio de Santo Antão-o-Novo", Congresso Português de Arqueologia Empresarial (2008).
E publicados em:
Filipe, I. & Figueiredo, A. (2008), "Necrópole do Colégio de Santo Antão-o-Novo : síntese dos preliminar dos resultados arqueológicos e antropológicos", na Revista da Era, nº8, Colibri, Lisboa, p.70-91.
Godinho , R. (2008), "Vestígios de um império passado: a necrópole do colégio de Santo Antão-o-Novo e a Lisboa dos séc. XVI - XVIII", Mestrado em Evolução Humana, Universidade de Coimbra.
Maria João Jacinto


